segunda-feira, 30 de junho de 2014

Amsterdã - Nosso primeiro dia.

Bem vindo a terra da liberdade, da maconha, do haxixe, das mulheres peladas nas vitrines, dos letreiros neons dos sex-shops...

*foto net
....mas, amsterdã não é só isso não!! ufaa, ainda bem!!! rsrs. É também a terra dos belos canais, das belas flores, das bicicletas, de museus incríveis, de um povo carismático e muito educado. Enfim, Amsterdã é uma cidade cheia de história, cosmopolita e liberal!

So....Welcome to Amsterdam!
Decidimos que está seria uma cidade a ser visitada por um grupo de amigos, e assim fizemos. Fomos em sete pessoas curtir três dias nesta cidade.

:: A chegada em Eindhoven ::

Em Porto, dia 23 de junho é dia de São João uma das maiores festas que acontecem aqui no Porto, ou seja, é feriado! Então sempre aproveitamos esta data para viajarmos. Pesquisando encontramos um valor super camarada pela ryanair, e pagamos somente 70 euros por pessoa (ida e volta) para Amsterdã! Empolgados todos concordaram em ir.

Chegamos na sexta à noite em Eindhoven, porque viajar de low-cost é assim mesmo, você frequentemente chega em um aeroporto mais longe (e geralmente eles estão localizados em outras cidades). Pegamos um transfer pela terravision, que compramos pela internet por 38,50/pessoa (ida e volta). O transfer se encontra na saída do aero, atrás dos pontos de ônibus regulares que se encontram na frente do aeroporto (super mal indicado). Levamos cerca de 02 horas para chegar na Estação Central em Amsterdã. Chegamos já era noite, seguimos até o nosso hostel. O hostel era incrível, tinha um bar no piso 0 e o café-da-manhâ era uma delícia! Ficamos no Stayokay (zeeburg). Perto das linhas 7, 3 e 14 de metrô de superfície (lá eles chamam TRAM) e perto das linhas de ônibus 22,37 e 65. Ou seja, conseguimos ter um transporte público (12€/2 dias ou 16.5€/3 dias) próximo ao hostel que vai para qualquer lugar da cidade. O que não foi muito camarada foi a diária (37€/dia), mas ainda assim nada absurdo por se tratar de Amsterdã - foi o melhor preço que encontramos! -.

No hostel, brindando a nossa chegada.
:: O primeiro dia ::

Como não conseguimos comprar tickets on-line para visitar a Casa de Anne Frank (link aqui), optamos por esta ser a nossa primeira "tarefa" do dia. O local abre às 9:00 e fecha às 22:00 horas. Então, decidimos ir cedinho para garantir um bom lugar na fila. O que não foi possível. Chegamos era 09:00 hrs (não tão cedo como esperávamos) e a fila já era grande. Enquanto isso a fila para as pessoas que compraram ingresso on-line nem existia!!! Então, sempre comprem o ingresso on-line!!! Optamos por voltar mais tarde, pois geralmente a fila diminui, e foi o que aconteceu! Retornamos às 17:00 horas e a fila já estava bem menor (metade do tamanho da fila da manhã) e ainda assim passamos 01 hora na fila!! Ainda bem que tem wifi e assim o tempo passou mais rápido :)

* Não temos nenhuma fotografia deste local, pois é proibido tirar qualquer foto dentro do museu.

".... Algum dia essa guerra terrível vai terminar. Chegará a hora em que seremos gente de novo, e não somente judeus!" O diário de Anne Frank, 11 de abril de 1944.

Para quem leu o livro (e para quem não leu fica a saber) Anne Frank foi uma das milhões de vítimas judias assassinadas nos campos de concentrações nazistas. Os nazistas dividiam as pessoas em dois grupos: judeus e não judeus. Ser judeu, segundo os nazistas, era determinado biologicamente, estabelecido e definido de acordo com as chamadas leis raciais. Assim, os judeus alemães foram transformados em cidadãos de segunda classe em seu próprio país.

A cada de Anne Frank é na verdade um museu que mostra aonde ela e sua família permaneceram escondidos por mais de dois anos durante a Segunda Guerra Mundial. Anne impossibilitada de fazer barulho durante todo o dia, de ir caminhar no jardim e sentir a brisa do vento escrevia no seu diário.

" A melhor coisa é poder escrever todo os meus pensamentos e sentimentos; do contrário, iria me sufocar." O diário de Anne Frank, 15 de março de 1944

É um passeio muito comovente e emocionante, indico para quem vai à Amsterdã. Sem falar que a entrada não é nem um absurdo, somente 09 euros.

(...) Voltando a nossa manhã, saímos da casa de Anne e fomos até a Heineken Experience.  Fomos a pé porque queríamos aproveitar a paisagem e passear pelos canais.

Pelo caminho paramos na Henri Willing Cheese & More. Para provar aquele queijo gouda delicioso!! nunca pensei que poderia ter tantas variações de sabores. Era possível provar todos os queijos: com pimenta, pesto, trufas, ervas, alho, cabra entre tantos outros sabores. As embalagens menores (0,4kg) custam de 6 a 10 euros, dependendo do saber. Compramos um queijo e pedimos para fatiá-lo, para comer com uma cervejinha mais tarde.

Compramos nossa entrada para a Heineken Experience pela internet (aqui), o que confere um desconto do que comprado na hora (de 18 por 16 euros) e também evitamos filas! Eu estava um pouco receosa com esta visita, pois muitas pessoas dizem que não é vantagem e que heineken tem em qualquer lugar. Mas mesmo assim resolvemos ir! E com certeza iria novamente! Achei que valeu muito a pena, nos divertimos muito, bebemos cerveja, vimos toda a história e como é o processo de fabricação desta cerveja! ganhamos até um brinde no final - um copo personalizado da Heineken experience.

Para quem vai fazer esta visita tem um aplicativo que pode ser baixado pela AppStore: Heineken Experience. Este app irá te ajudar a visitar a Heineken em qualquer língua! E como lá tem wifi, porque não?!!

No processo de fabricação da cerveja você pode beber o mosto antes de ser adicionado à fervura e fermentação (claro que aqui tudo é uma demonstração e não o processo real). O mosto é açucarado, bem ruim!!! rsrs

Depois de jogarmos video-game, pimbolim, cantar no karaokê (...)

(...) beber uma heineken fresquinha, aprender a tomar com espuma, ser Dj por um dia (...)

(...) assistir filmes, "entrar" em um filme onde você é a cerveja (uma das partes mais legais, você é até molhado nesta hora!), acabamos por beber uns copos (na entrada você ganha uma pulseira que dá direito a dois copos pequeno ou um maior de Heineken). O local parecia um pub, com música, claridade reduzida e a cerveja era ótima!! Lembram do queijo que compramos neh?! fizemos uma farofada! ahah abrimos ali mesmo e mandamos ver!!! que combinação deliciosa!

Com muita fome fomos para o Mercado Albert Cuyp.  Este é um dos maiores mercados ao ar livre do mundo. É aberto de segunda a sábado, até às 17 horas. Fica pertinho da Heineken Experience então resolvemos ir lá almoçar. Como todo mercado ao ar livre, tinha um pouco de tudo e ainda misturado. Comida, roupas, souvenirs, condimentos, mais comida.

Confesso que para almoçar foi um pouco difícil encontrar algo, não tinha muita opção. Mas, ainda assim experimentamos o Stroopwafle, o wafle holandês. Parece uma grande bolacha recheada com caramelo. Pagamos 2,50€ e ele era feito na hora, quentinho e com aquele caramelo derretendo, uma delícia!!! Com certeza vale a pena procurar por este carrinho que vende o stroopwafle nesta feira.

Iniciamos pelo sobremesa (porque não encontrávamos nada salgado para comer rsrs), mas ainda faltava o salgado do nosso almoço. Acabamos por comer um cone de batatas fritas (aquelas enormes, gostosas e com molho, parecidas com as belgas), outros algum bolinho de peixe/frango frito. Já o marido foi o único que arriscou no peixe cru com pepino e cebola, e olha que eu provei e achei muito bom!! (levando em conta o risco de se comer isso em uma feira, marido arriscou e ficou bem).

Próximo ao mercado fica a Musemplein (praça do museus), local onde fica o famoso letreiro IAmsterdam e também o Museu de Van Gogh, o Rijksmuseum (museu nacional) e o Stedelijkmuseum.

Este cachorrinho foi a sensação nesta praça. Ele ouviu o barulho de um brinquedo e não pensou duas vezes e se jogou na água. E ele ficou nessa muitas vezes. Foi um momento que rendeu muitas risadas do pessoal que ali estava.

A praça é super agradável, fora os vários turistas que subiam e caiam das grandes letras para um foto. Quase impossível ter um foto só neste lugar!

Muito perto da Museumplein fica o Vondelpark. Eu adoro caminhar e fazer um piquenique ao ar livre e as cidades da Europa nos proporcionam isso pelos parques espalhados pelas cidades. Não é exatamente uma atração turística nem tampouco um lugar para ser passado no estilo "ah legal, já vi, vamos embora?" e sim um local para se aproveitado. Como neste dia não conseguimos fazer nosso piquenique nele e nem conhecer melhor, optamos por acordar cedinho no outro dia e fazer aquela corrida matinal.
Com isso podemos conhecer melhor o parque e também um pouco do cotidiano das pessoas que ali vivem. Neste parque existem várias estátuas até meio bizarras e que pesquisando depois fui conhecer que uma delas se trata de uma obra de Pablo Picasso, de 1965 (o que, para mim, ainda continua bizarra rsrs)

Saindo do parque fomos conhecer a famosa Red Light.

Como escurece muito tarde nesta época (22:30) visitamos esta parte da cidade de dia mesmo. O que não muda em nada a timidez das mulheres nas vitrines e dos homens que ali passavam. Realmente é um mundo a parte da realidade a qual estamos acostumados. Mulheres semi nuas insinuando-se, um entra e sai de homens, cerveja, maconha, sex-shops...nossa era muito informação para assimilar! na verdade eu fiquei um pouco constrangida em ver mulheres agirem daquela maneira, um pouco daquele sentimento por elas estarem expostas a tudo isso e sem muitas vezes nem querer fazer isso. Não sei...mas, pensei nisso também.
Havia mulheres para todos os gostos, gordinha, magrinha, sarada, baixinha, alta, ousada. A cada esquina uma nova vitrine. Não pode tirar foto das vitrines, então não tenho nada aqui para mostrar. Somente estas duas fotos, que dá para ver algum letreiro neon e nada mais.

E assim voltamos ao nosso hostel, mega cansados de andar o dia inteiro, afinal o dia parece nunca acabar nesta época.

No nosso segundo dia visitamos a cidade de Haarlem e no último dia conhecemos o Museu Van Gogh e, claro, um pouco mais de Amsterdã. Em breve farei um novo post contando sobre estes dias.