domingo, 13 de abril de 2014

Bacalhau com natas


Domingo iniciando com uma receita portuguesa que nós adoramos!!!! Para nós é uma das melhores e mais saborosas receitas de bacalhau!



Imaginem a cena: Bacalhau em lascas, envolto em um refogado de cebolas e batatas fritas, tudo isso regado a um belo molho béchamel, que vai ao forno até derreter e dourar a sua cobertura de queijo! hummm... ficou com água na boca?? É muito bom mesmo! Então vamos a receita:

:: Ingredientes ::

Receita para 4 pessoas


  • Para o Bacalhau

04 postas de bacalhau demolhado (dessalgado) ou 2 bandejas de bacalhau pronto desfiado, cada bandeja tem 500g. (As bandejas são facilmente encontradas aqui nos mercados em Portugal)
1 kg de batata frita (cortada em cubos) . Aqui vai do gosto, eu particularmente gosto com um pouco menos de batata, então uso umas 800g.
02 cebolas médias cortadas em rodelas meia lua
03 dentes de alho picados
01 folha de louro
125 ml de azeite
Queijo ralado q.b. (o tipo de queijo vai da preferência, aqui eu uso muito o queijo da ilha, que tem um gosto mais forte e característico do que um mussarela, por exemplo. Acho que o mussarela não daria muito gosto nesta receita,mas vai do gosto)


  • Para o Bechamel

40g de manteiga
40g de farinha
250 ml de leite
250 ml de creme de leite (aqui chamado de natas)
gostas de limão

sal, noz-moscada e pimenta q.b
óleo para fritar as batatas


:: Modo de Preparo ::

1. Em uma panela com água (somente suficiente para cobrir o bacalhau) cozer o bacalhau durante uns 05 minutos.  Retire o bacalhau para uma travessa e deixe arrefecer.

2. Reserve 200 ml da água na qual o bacalhau foi cozido. Esta água será para fazer o molho béchamel.  Depois de frio, limpe o bacalhau tirando as peles e espinhas e desfie-o em lascas. Para quem compra em bandeja só é preciso desfia-lo em lascas e alguns eventuais espinhos.

3. Fritas as batatas em óleo quente e depois de fritas coloca-las em um tabuleiro com papel absorvente.


Para o molho Béchamel: 

4. Em uma panela levar ao lume a manteiga e deixar aquecer. Juntar a farinha e mexer muito bem até que não se veja mais a sua cor branca. Enquanto mexe, juntar aos poucos a água de cozer o bacalhau e ir mexendo. Após, juntar o leite, também aos poucos e por último o creme de leite. 

5. Quando o molho começar a ferver, temperar com sal, pimenta, noz-moscada e umas gostas de limão. Pode colocar sem medo a pimenta e a noz-moscada, pois estes ingredientes dão um toque muito gostoso ao molho Béchamel.

*Neste momento já pode ir aquecendo seu forno nos 220°.

Voltando ao Bacalhau:

6. Em outra panela, levar ao lume o azeite, as cebolas, os alhos picados e a folha de louro. Mexer e deixar refogar bem, até a cebola ficar com aquele aspecto mais dourado. Quando chegar neste ponto, acrescente o bacalhau, mexa bem e deixe refogar.

7. Passado alguns minutos retirar a folha de louro, juntar a batata frita e envolver bem. Juntar 2/3 do molho béchamel, mexer bem e desligar o lume.

8. Pincelar uma forma (que possa ir ao forno) com um pouco de azeite, colocar o bacalhau e espalhar bem. Por cima do bacalhau, espelhar o restante do molho béchamel. Por fim, polvilhe com queijo ralado. Como eu gosto muito de queijo, coloco bastante mesmo.

9. Levar o prato gratinar no forno pré-aquecido a 220°, até dourar o queijo (uns 20 minutos). 

Bacalhau pronto indo para o forno
Está pronto o nosso Bacalhau com Natas!! Eu gosto muito de servi-lo com um prato de salada de rúcula e tomate cereja.  E claro com um bom vinho, neste caso um vinho verde cai muito bem ;)

Pronto a ser servido! queijo douradinho :)

Prometo que quem vier nos visitar irá provar!!! rsrs

beijos e um ótimo domingo!



2 comentários:

  1. hummmmmmmmm não sobrou uma quentinha??? rsrs

    ResponderExcluir
  2. kkk!! sobrou e virou almoço...mas, agora não tem mais nada! rsrs....vamos combinar de fazer um dia !!! beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Statistics