quinta-feira, 6 de março de 2014

Amêijoas a Bulhão Pato


Este prato é muito gostoso! Ao vermos estas conchinhas estranhas, causa um certo "nojinho" rsrs....mas, cozidas com vinho e limão... fica ó ...uma delícia!!! vale a pena provar e provar e provar!!!!

Amêijoas a Bulhão Pato : prato pronto!
Dei uma pesquisada e parece-me que no Brasil eles se chamam: vongola/vôngoles. Tem que procurar por aí! porque nunca ouvi falar! rsrs

Amêijoas
A receita que fiz eu peguei de um site português que adoro e recomendo, é o www.saborintenso.com. Esta receita também pode ser acessada por vídeo através deste link AQUI.

De maneira a facilitar coloquei o link do vídeo, porque quando visualizamos como é feita uma receita pela primeira vez é sempre mais fácil quando tivermos alguma dúvida....abaixo segue os ingredientes e o modo de fazer (e como fiz a minha receita):

* Ingredientes:

- 1 Kg de amêijoas
- 10dl de azeite (virgem)
- 1 limão
- 2,3 colheres de sopa de vinho branco (eu coloquei um pouco mais :)
- 1 ramo de coentros (esse vai do gosto, eu coloquei um maço pequeno e ficou bom)
- Sal e Pimenta

* Modo de preparo:

1. Deixe as ameijôas em água temperada com sal, durante 3 horas para perderem a areia. Passado as 3 horas, lave-as bem. No meu caso, eu deixei somente meia hora e ficou bom, talvez seja porque comprei resfriada e não fresca.

2. Em um panela grande, colocar o azeite, os alhos e deixar aquecer. Juntar os coentros, o vinho branco e deixar ferver. Após, junte as amêijoas. Tempere com um pouco de sal e com pimenta, mexer bem. Tapar e panela e deixar cozinhar em lume médio até as amêijoas abrirem (no meu caso antes mesmo de irem para a panela já havia algumas abertas, então foi bem rápido). Quando as amêijoas começarem a abrir, aumentar o lume até apurar um pouco o molho.

3.Depois de todas as amêijoas abertas, coloque-as num prato. Deixar o molho apurar mais 2 minutos ou mais se achar necessário.  Regue as amêijoas com o molho e tempere com sumo (suco) de limão (eu coloquei metade do sumo de um limão e ainda assim achei o gosto do limão bem presente, mesmo gostando muito de limão colocaria menos para poder sentir melhor o prato!

Então como comer?! hihi....Coloca-se num prato as amêijoas e um pouco de molho. Come-se as amêijoas que estão na casca e fora dela e o molho pode-se molhar o pão!!!

Tudo isso acompanhado de um bom vinho branco fica delicioso!

Não tirei foto do vinho,mas nota-se uma taça atrás do nosso prato finalizado! Está foto foi para meu IG!


Beijos e espero que gostem! :)

2 comentários:

  1. Curti o "layout", mas ainda tenho receio com o sabor.... Lembra o quê? Ostra?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. ai amiga, então nunca consegui comer ostra, então não sei!! hihihi.....mas, não tem nada a ver com os mexilhões (aqueles grandes), é mais suave sabe....talvez posso atºe lembrar de ostra...mas, como nunca tive coragem de provar...não sei..vai ter q vim aqui para vc saber ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Statistics