segunda-feira, 29 de outubro de 2012

De Porto à Santiago de Compostela - Parte IV (Retorno - Serra do Gerês)

"O Parque Nacional Peneda -Gerês é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera."

Retornamos à Portugal por outro caminho, no final da tarde de Sábado, fomos sentido ao Parque Nacional Peneda-Gerês (Serra do Gerês). Este lugar nos lembrou muito a nossa região, principalmente pelas estradas típicas de serra (estreitas), as paisagens e o clima gostoso de inverno.

Passamos a fronteira, pois o parque fica na divisa de Espanha e Portugal, e começamos a descer a serra. Estradas estreitas, penhascos, aquela sensação de sempre, “não posso olhar! Ai q medo!!”, mas paisagens muito lindas!

Fomos até o vale, lá paramos pedir informação (que por sinal era um restaurante muito estiloso, todo de pedra, com lareira, acabamos comendo lá no dia seguinte, mas depois conto) e por fim encontramos nosso hotel/pousada. Eram chalés, todo equipado, com lareira na sala, cozinha…e uma paisagem de tirar o fôlego….

Nesta noite, o Eduardo cozinhou seu macarrão “à la Eduardo” e sua irmã Eliane o ajudou. E olha, delícia de macarrão! Ehehe

No dia seguinte,  acordamos e podemos comtemplar melhor a beleza deste hotel e deste lugar. O hotel era todo lindo, com parquinho, piscina, havia até uma pequena praia no lago da represa, mas como estava muito frio dava um arrepio só de pensar em aproveitar tudo isso..rsrs...
Resolvemos tomar o nosso café-da-manhã e logo saímos para uma vila próxima (ou um centro da serra), Vilar da Veiga,. Fomos a procura de uma empresa que fazia passeios “radicais” pelo parque. Alugamos 1 quadriciclo e 4 bug's e saímos desbravar o parque. O passeio além de ser uma aventura pelas estradas da serra, tem paisagens maravilhosas!!

Após o nosso passeio radical, fomos almoçar naquele restaurante todo de pedra (que paramos pedir info. no dia anterior). Nossa, estava muito frio e ventava bastante, e quando entramos naquele restaurante ele  estava todo quentinho pelo calor da lareira, todo feito de pedra, um lugar muito aconchegante e o melhor ainda, com uma comida muito gostosa! Não por nada, mas não comemos muito bem na Espanha, estávamos feliz por voltar à Portugal! ehehe E claro, comemos Bacalhau!

Depois de bem satisfeitos, seguimos viagem à Porto! Antes de sair da serra, passamos por mais paisagens maravilhosas:

Este lugar deixou com gostinho de quero mais....esperamos voltar no verão e outra vez no inverno, pois além de chalés e hotéis é possível acampar, fazer caminhadas, entre outras atividades que este lugar proporciona, além de ser muito agradável e com paisagens maravilhosas!

E antes de finalizarmos nossa viagem resolvemos fazer mais uma parada. Próximo destino: Barcelos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...