sábado, 20 de outubro de 2012

Barcelona

Destino obrigatório para os viajantes....cidade moderna, bem-estruturada, com ótimas tapas, muita arte e cultura!
O nome que você deve saber aqui é Antoní Gaudí.

Nas férias de agosto (metade delas) vistamos dois lugares lindíssimos, Barcelona e Paris. Recebemos a visita do meu sogro e da sua mulher. Eles vieram pra cá para nos visitar e aproveitamos para fazer alguns passeios. Como era verão e o clima estava mais gostoso (tirando o calor de Paris * 45graus!), deu para aproveitar bem esses 15 dias...

Chegando em Barcelona, pegamos o trem, no aeroporto mesmo, na verdade é preciso caminhar um pouco até encontrar, mas é tranquilo. Compramos nosso ticket nas máquinas de auto-atendimento (3 euros) e fomos até a parada Praça Catalunya (o trem faz esse trajeto a cada meia hora).  Outra possibilidade, para quem não quer pegar trem, é ir de ônibus, aqueles que tem em todo aeroporto, se chama aerobus, é um azul, no entanto ele é um pouco mais caro (5,30 euros) e demora mais tempo para chegar.

na estação de trem

Como nosso hotel ficava na parada Diagonal (melhor lugar de Barcelona pra ficar! na minha opinião, pertíssimo do centro e de muitas atrações turísticas), pegamos o metrô até esta parada e fomos deixar as malas no hotel! Ficamos no Hotel Next To, na Carrer de Rosselló, 242...super confortável, com um ótimo e variado café-da-manhã, e o melhor, nada caro =) (39euros/pessoa/dia)!!! E melhor ainda, este hotel ficava atrás da La Pedrera - super atração turística de Barcelona, sem falar que fazia esquina com a Passeig de Grácia, casa Batlô, e muitos restaurantes, enfim em uma ótima localização! Ahh o nosso quarto ainda tinha uma cozinha, não utilizamos, mas é bom tbm!

Trocamos de roupa rapidamente, porque para variar em Porto estava mais frio, e fomos pela Passseig de Grácia, a avenida mais linda e chique da cidade!

Logo na esquina do nosso hotel, já nos deparamos com a casa de Gaudí - La Pedreira ou Casa de Milá. Apreciamos, tiramos fotos dessa arquitetura tão diferente, para aquela época e também para essa, e fomos almoçar, estávamos cheios de fome!

Antes de viajarmos fiz uma pesquisa na net sobre alguns lugares legais para se comer em Barcelona, principalmente tapas, um deles foi a Cervejaria Catalana.  Resolvemos ir primeiramente nesse, devido ficar próximo ao hotel. Ele fica localizado numa travessa da Rambla Catalynia.
Chegamos ao restaurante, no entanto não entendíamos o que eram as tapas e os montaditos, foi difícil saber a diferença de ambos, pois eu só queria saber de comer tapas! kkkk…enfim, neste restaurante é possível pedir pelo menu (entra tapas quente e o menu do dia) ou pedir pela vitrine. Vitrine, pois muitos bocaditos (canapés)montaditos (sanduichinhos) ficam expostos no balcão, como se fosse uma vitrine…aí é só chegar escolher o que você quer, e é feito na hora. Há também a opção de frutos do mar, é feita no mesmo esquema da vitrine, tudo fresco e feito na hora.
Eu me apaixonei por esse lugar!  -Também existe coisa melhor que comer uma comida bem preparada com uma cerveja bem gostosa! – Bom, pedimos alguns bocaditos, dentre eles, pimentão recheado com atum (um dos melhores!); croquete de ramón ibérico, na verdade de ingredientes só lembro desse, porque o restante era tudo uma mistura…o sogro e o Peti se aventuraram nas cervejas, só queriam saber das de trigo, que por sinal eram muito boas! Ahhhh pedimos um prato com um pouco de tudo, mas ninguém gostou das pimentas verdes, eram muitooo fortes #ficaadica!!! Dá-lhe cerveja pra aliviar o fogo da garganta! Rsrs

Satisfeitos, continuamos rumo a nossa visita turística, afinal só tínhamos dois dias nessa cidade maravilhosa! Continuamos descendo a Passseig de Grácia, dessa vez com mais calma…essa avenida por si só já é um verdadeiro passeio, é larga, cheia de árvores, lojas super luxuosas, restaurantes, e ao longo dela é possível observar vários postes de iluminação, com bancos feitos por Gaudí, vale uma fotinho :)

Descendo a avenida damos de cara com a Praça de Catalunya.

De um lado da praça temos a Rambla (a rua mais famosa de Barcelona) e de outro temos o Bairro Gótico. Decidimos ir pela Rambla, e logo no início avistamos um bebedouro (tá e o que isso tem d+?!) não é qualquer bebedouro!! Segundo nosso super guia Bruno - nosso amigo do Rio que mora em Porto, e já morou em Barcelona e nos deu super dicas -, além  dele ser todo diferente, reza a lenda que quem beber dessa água à Barcelona voltará…então não vamos arriscar neh!? Hihi

Continuamos descendo a Rambla, que por sinal é tão bonita quanto a Passeig de Grácia, observando e tirando foto de cada detalhe. Como fomos no mês de agosto, férias na Europa, estava cheio de turistas, e pessoas vendendo muitas “tranqueiras” aos turistas….Estava um dia muito quente, e paramos para um sorvetinho... Andamos mais um pouco e logo demos de cara com o Mercat de La Boqueria (mercado público), quase não vimos ele! Nossa que passeio, as frutas, as cores, os doces e sabores únicos ali, faziam eu querer ficar horas!! Sério, este mercado foi um dos melhores passeios de Barcelona!!

Nunca vi frutas e doces dispostos tão bem em uma bancada, dá vontade de comer tudo só de olhar para aquilo!

Como eu amo frutas, já comecei a querer comer muitas, principalmente as diferentes! Começamos com um *suco, na verdade tem outro nome, mas não lembro, e não é um suco, é diferente é como se estivéssemos mastigando a fruta líquida no copo, muito bom! Tomamos rapidamente, devido ao calor, e começamos a observar as frutas, dentre elas duas me chamaram a atenção. Uma, porque o carinha que vende falou que era a melhor fruta de todas (e como ela é da Indonésia, não sei quando vou encontra-la novamente rsrs), e outra porque eu nunca tinha provado e queria muito…. Meu sogro ficou louco com as cerejas, afinal as cerejas que tem aqui não são como o Brasil. Lá somos acostumados a comê-las industrializadas, e aqui temos como frutas! Como nós dois já conhecíamos e adoramos, ficamos com as exóticas! Ehehe…..A primeira que experimentei foi aquela que o vendedor falou que era a melhor, o nome é Mangostan . Ela tem uma casca grossa, então é preciso tira-la e comer o miolo. Um fruta cara, podia vim com mais “recheio”, mas o pouco que vem é realmente delicioso, nossa comeria várias dessas!  Quem for tem que provar!

A outra fruta era a Pitaia, esteticamente muito bonita e com muito mais recheio que a anterior, no entanto nada gostosa como a anterior….na verdade, vale a pena provar, mas ela não é tão gostosa, acabei por nem comer toda ela. Mas, vale a experiência.

Andando pelo mercado, encontramos a mesma estética nos doces e frutos secos…nossa, difícil escolher entre tantas variedades, um melhor que o outro.
Saímos do mercado, e fomos sentido o Bairro Gótico. O Bairro Gótico, foi onde os romanos fundaram sua colônia sob o comando do imperador Augusto (27 a.c – 14 d.c.). Como o Bairro Gótico está localizado ao lado da Rambla, basta atravessar uma rua transversal à ela que estamos nele. Na verdade, esse parte foi a mais difícil de nos localizarmos, pois este bairro é cheio de ruelas, com prédios muito semelhantes, não sabíamos se aquilo era tudo gótico, pois não era o que já tínhamos vistos por outras fotos. Enfim, pegamos no mapa e continuamos a caminhar até encontrar a Catedral Gótica. E o gótico realmente era diferente de onde estávamos observando anteriormente.

*Catedral gótica

Ficamos caminhando um pouco por essas ruelas,…….e voltamos a Rambla.  - Ahh antes de voltar a Rambla (vamos abrir um parênteses), resolvemos parar em um dos vários barzinhos que existem no bairro gótico, para beber algo, e para nossa surpresa, o garçom simplesmente falou: se quiserem ficar, os 4 tem que beber! Aff…então para ficar todos tinham que pedir algum tipo de bebida. Com todo jeito levantamos e fomos embora. Essa foi o início de uma calorosa recepção espanhola, porque o garçom gritou, falou alto, nossa…nos sentimos muito ofendidos…mas, depois acabamos por descobrir que este destino foi onde pior fomos tratados – muitas pessoas mal educadas e grosseiras! - …bom, continuando…No final da Rambla, existe a Estátua de Colombo, que nada mais é do que um monumento que aponta para o novo mundo. Neste mesmo local é possível observar a praia e a marina. Se tiver tempo é bom caminhar pela orla da praia é muito bonita. (sem fotos destes lugares)

Pegamos o metrô na parada Drassanes e fomos sentido L3 (zona universitária), até a parada Palau Real

Chegando nesta parada é preciso descer uma avenida, para chegar ao Estádio de Barcelona, o Camp Nou. Primeiramente fomos a loja oficial, para comprarmos souvenirs…eheh….e depois, por algum motivo, acabamos por não entrar no estádio, mas pretendemos voltar para assistir um jogo do Barcelona lá!
Voltamos ao hotel, e saímos para jantar. Ficamos ali na Passeig de Grácia, e paramos em algum dos restaurantes a beira da avenida. Comemos pizza, tomamos alguma cerveja e fomos dormir, estávamos muito cansados e ainda tínhamos a semana inteira de viagem.

No dia seguinte…tomamos um belo café-da-manhã no hotel, fomos até a parada Diagonal, do metrô, pois era na esquina do nosso hotel, e seguimos diretamente para a Sagrada Família (parada de metrô leva o mesmo nome). Este é o mais importante e conhecido trabalho de Gaudí.

Para o viajante: a Sagrada Família abre às 9 horas no verão, e é bom já estar lá, pois assim não enfrenta fila! caso contrário, você ficará horas com muito sol na cabeça!
Chegamos tarde, era 10:15 da manhã, e a fila já estava quase a dar volta na igreja, ou seja, imensa!!! E estava um sol de rachar, então nem ficamos cogitando muito, e resolvemos voltar mais tarde. Que não foi má ideia, pois voltamos era 16 horas e ficamos só uns 5-10 min. na fila.

Bom, falando da Sagrada Família.... a construção desta igreja teve início em 1882 e ainda não acabou!! Quando finalizado deverá ser o maior templo católico da Europa. O projeto contempla 18 torres, sendo 12 representando os apóstolos, os 4 evangelistas e a mãe de Deus. A 18 (mais alta) deve representar Jesus (guia do viajante na Europa, 2009).

Sem exagero, foi uma das igrejas mais lindas, incríveis e cheias de simbolizamos que já vimos!! É uma igreja gótica, por fora percebe-se melhor, pois parece um castelo de areia exuberante…por dentro não nos passou o ar gótico, pois tenho a impressão que tudo que é gótico tem um ar mais obscuro, e o seu interior de certa maneira parecia mais clean, apesar de ver a arquitetura gótica, era muito claro e cheio de entrada de luzes. Por fora logo se vê que é o mais importante trabalho de Gaudí, mas quando você coloca o pé na entrada da igreja, vê que é muito mais que isso…as linhas por ele desenhadas são diferentes em cada detalhe da igreja, nas torres, no altar, no teto, no chão…algo novo e inovador para sua época, baseado na linhas de árvores, troncos, ninhos de pássaros, folhas, animais…enfim, a natureza representada, de uma maneira oculta, nas esculturas daquela igreja. Ficamos horas ali sentados, andando só observando cada detalhe (que são muitos!), Gaudí era um cara minimalista (pelo que percebemos), é realmente incrível! Passeio imperdível!

Na entrada da sagrada família, é preciso adquirir o ticket para entrar. Existe algumas possibilidades diferentes, como: só visita à igreja, visita+subida a torre, e a completa que tem tudo isso mais o audioguia....recomendamos pegar o completo (25 euros), pois os fones contam toda a história, e explicam os detalhes da obra.... Subimos a torre de elevador, e depois optamos pelas escadas, dá um medinho, mas a vista lá de cima é linda e as escadas também...

Bom, como disse só visitamos esta igreja mais tarde, porém era melhor retratá-la logo…Como saímos sem visitá-la de manhã, pegamos o metrô e fomos para a Plaça d’espanya (parada Espanya). Logo na saída do metrô, nota-se um local onde realizava-se touradas.

Seguimos pela avenida de La Reina Maria Cristina para visualizar a fonte mágica e a plaça d’espanya.

As fontes mágicas, não estavam ligadas, pois este “espetáculo” só acontece nos sábados à noite, e como era dia de semana, não tivemos essa oportunidade. Mas, quem já viu diz ser muito lindo, com muita luz, música…..
Bom, subimos as escadas, de onde se tem uma vista muito bonita daquela avenida, e logo acima se encontra o Museu nacional d’árt. Ao passar este museu, é possível chegar ao Estádio olímpico, onde foi construído para as olimpíadas de 1994.
Em seguida, fomos visitar outro belíssimo trabalho de Gaudí, o Parc Guell. Para chegar até o parque pegamos o metrô na praça d’espanya e fomos até a parada Lesseps (sentido L3, canyelles). O Parc Guell fica a 1,5 Km do metrô, mas vale cada passo. Depois de sair do metrô só é preciso ficar atento aos sinais, que você chegará ao parque, ou seguir os turistas! O parque abre às 10 horas e fecha ao entardecer. (não paga nada para entrar)

No final do dia, voltamos para o hotel e logo saímos para jantar.

No dia seguinte, seguimos viagem à Paris….au revoir

Outros passeios:
  • O “labirinto – horta” : pegar o metrô na paragem Lesseps e parar em Mundet (sentido L3 canyeilles). Tem que sair do metrô e atravessar a rua, passar a faculdade de psicologia, o parque é atrás de um ginásio. É bom dar uma olhadinha pelo google maps, ajuda a esclarecer,pois não é muito fácil de achar!
  • Passear pelo calçadão da praia e pela marina: pegar o metrô até barceloneta e passear por lá. Em barceloneta tem uns restaurantes com vista para o mar.
Comidas e restaurantes:
Tem que experimentar as Tapas e o famoso ramón ibérico (pode ser em um sandes). E se for visitar somente esta cidade na Espanha, prove também a Paella.
Outras opções que pesquisei e achei interessante ir:
  • Tapas 24, localizado bem perto da Praça Catalynia, um dos lugares mais turísticos da cidade. Peça pelo croquete de ramón ibérico, pan com tomate, entre outras opções. Dica de quem foi: chegar cedo (lá pelas 19h30/20h), porque não há muitos lugares e lota! Endereço: fica a umas duas quadras (acima) da praça catalunya, na  Carrer de la Diputació, bem no início desta rua, transversal da passeig de gracia.
  •  Cervecería Catalana (onde fomos e  recomendamos): localizado numa travessa da Rambla Catalynia, na rua carrer de mallorca,fica na esquina.
  • Que bueno que viniste: (não fomos). Cozinha argentina e espanhola. Empanadas deliciosas, polenta com ragu e queijo de cabra, brownie com doce de leite e espuma de merengue… são algumas opções que quem foi recomenda...fica no bairro gótico.