segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Palma de Mallorca, um paraíso espanhol...

Paisagens belíssimas, águas transparentes de uma tonalidade azul (paradisíaca!), aglomeração, festas, tranquilidade....assim é a ilha de Palma de Mallorca. Localizada no mar Mediterrâneo, na Espanha, Palma de Mallorca, é a maior das ilhas baleares (Ibiza, Palma de Mallorca e Menorca).

Seu centro é chamado de Palma, onde existem vários outros bairros, os mais famosos são Magaluff e Arenal. O primeiro é dominado pelos Ingleses e o segundo pelos alemães. Ficamos mais na parte alemã (não hospedados, mas passamos a maior parte do tempo nesta praia). O que foi surpresa foi a presença da língua e do povo alemão neste local, até as inscritas nos menus dos bares eram em alemão, nem parecia que estávamos na Espanha....

Fomos passar um fim de semana nesta ilha, nós e mais um amigo nosso, o  Diego, que também é brasileiro (do sul) e faz doc. aqui em Porto. Saímos sexta de Porto e chegamos no final do dia em Palma...fomos no mês de Julho, aqui em Porto chovia e fazia muito frio, mas chegando no aeroporto de Palma já dava para sentir o clima do mediterrâneo...e para nossa alegria estava muito calor!!! Depois de meses de frio de Portugal, finalmente podíamos colocar alguma roupa curta, beber aquela gelada e colocar o pé na areia!!

Já na chegada paramos em um barzinho para brindar o início da nossa viagem! Bebemos uma cerveja mexicana, a Coronita, servida com uma rodela de limão, delícia!! E ainda na compra delas ganhávamos um prato de tapas! Perfeito para iniciar a nossa viagem ;)

Ficamos no hotel Abelux (sem fotos dele :/), pagamos 67€/cada, com café-da-manhã, para as duas noites. O site é: http://www.hotelabelux.es/. Hotel simples, mas com ar-condicionado (super importante, devido ao calor!), e bem confortável, gostamos bastante dele... Ele é localizado no centro de Palma, como ponto positivo ficava perto do centro, o que facilitava para comer e td mais, e como negativo ficava longe das praias (muito longe!). Mais tarde, descobrindo melhor a ilha, podemos dizer que o melhor lugar para se hospedar é em Platja de Palma, devido ser muito próximo a praia, e também havia muitas lojas bacanas, barzinhos, restaurantes, ou seja, para quem quer mais agito este lugar é ideal!
Para nos locomovermos melhor e também para conhecer as praias (MAIS) paradisíacas, sim, porque as praias mais lindas encontram-se longe do centro e só se consegue chegar lá de carro... alugamos um carro! Conseguimos o contato através da recepção do hotel. Alugamos um fiesta por 65€, e saímos aproveitar a cidade. Super recomendamos alugar um carro, facilita e muito a viagem e além do mais você tem a oportunidade de conhecer praias lindas! E sem falar que o preço do aluguel foi muito barato, compensa!

A ilha possui centenas de praias para todos os gostos, é difícil eleger a nossa preferida, mas gostamos muito do Parc Natural de Mondragó. Neste parque existe duas praias (super paradisíacas!!), e a chegada pode ser através de duas vias. Primeiro que por onde fomos não tinha como chegar até lá de carro, então tínhamos que deixar o carro em um estacionamento e ir a pé (+/- uns 10 min.), este caminho era feito de duas maneiras: 1.pela estrada de areia e 2. Através de uma trilha no meio do mato. Fazendo a trilha você demora 25 minutos para chegar, mas vale cada segundo ir por ela! As paisagens vistas ali não são vistas pelo caminho normal.

A primeira visão impactante é a cor do mar, um azul inexplicável...e depois a paisagem do mar aberto, contornado em partes por pedras, árvores....simplesmente lindo, paixão a primeira vista! Rsrs

A trilha dá em duas praias: s´Amarador e a Caló d´en Garrot. Maravilhosas, vale a pena um mergulho ou simplesmente sentar em algumas das cadeiras e ficar observando a beleza deste lugar....Passar um dia nessas praias, levar algum sanduíche, frutas, encher o isopor e virar um farofeiro, é bem válido!! Isso é bem normal por lá, visto que muitas dessas praias são mais afastadas e não tem muito escolha do que comer e onde comer...na verdade isso, pelo que percebi eles fazem muito!...aqui mesmo em Matosinhos, praia localizada em Porto, as pessoas sempre levam algum lanche...é muito mais saudável!

Olhem este azul do mar!!

Peti e Diego aproveitando o dia de sol!

Praia de S´amarador

Observando a praia de Caló d´en Garrot, observamos que alguns carros tinham acesso a esta praia, ou seja, existe algum outro caminho onde é possível chegar de carro...e logo ao lado desta praia existe um hotel chamado Hotel Playa Mondragó (www.playamondrago.com)... Confesso que ficamos com vontade de voltar e nos hospedar neste hotel, que fica de frente para esse “marzão” lindo! Perfeito para um descanso de fim de semana!

Como só passamos o fim de semana na ilha, ficamos uma manhã nessas praias e já partimos com o nosso mapa para desbravar outras praias :D ....O caminho não é muito fácil, muitas vezes achávamos estar em uma praia e na verdade era outra, não eram todas as praias que tinham boa sinalização, mas ainda assim valia a pena andar...andar e encontrar uma praia mais linda que a outra! A nossa próxima parada foi a de Cala Santanyl. Vista da estrada essa praia parecia ficar escondida por entre as paredes de pedra, mas dando uma volta na sua rua de cima era possível avistar toda a beleza e a quantidade de pessoas aproveitando esse lugar....

Para ir à praia descemos uns degraus e no início dele nos deparamos com um folheto para fazer um passeio de barco pela costa leste. Nós havíamos avistado este mesmo barco na praia anteriormente visitada, onde eles realizaram uma parada para o pessoal aproveitar o mar....enfim, como tínhamos pouco tempo e o barco já havia partido, não conseguimos fazer este passeio. Mas, tirei uma foto do folheto, para ficar registrado e para quem for à palma e quiser fazer. Acredito que vale muito a pena fazê-lo!

Neste mesmo dia, fomos também a Platja de Illetas e a Platja Cala Comtesa, localizadas sentido à Magaluf. Amei essas praias!! A Cala Comtesa, foi a primeira praia que vimos nesta ilha, imagina o entusiasmo ao vê-las!!! Difícil não lembrar daquele azul, daquela paisagem, me senti naquele filme do Leonardo Di Caprio, “A Praia” kkkkkk.....

Cala Comtesa
Platja de Illetas

Final do dia voltamos ao hotel, e aqui o verão é ótimo porque só anoitece às 22 horas, então dá para aproveitar muito o dia!! Tomamos um banho, e fomos passear pela cidade....Fomos a um barzinho, comemos e logo voltamos ao hotel, estávamos mortos de cansados! E ainda tinha o dia inteiro de domingo para aproveitar a ilha!....mas, para quem desejar estender a noite, Palma tem várias opções de noitadas, pode-se ir a Platja de palma, onde tem muitos barzinhos e festas, inclusive durante o dia (inteiro)!. Existe também um local chamado de Passeo Marítimo, onde existem vários restaurantes e bares ao longo da orla de Palma, lá você vai encontrar a Pacha e a Tito´s, duas casas noturnas super famosas (são lindas por fora!). No Passeo Marítimo vale a pena um passeio no final da tarde...ver o pôr-do-sol e sentir o vento praiano batendo no rosto é muito bom!

O dia de domingo foi inteiro dedicado a Platja de Palma, El Arenal e a Can Pastilha. Começamos por El Arenal, que é como se fosse o começo deste lado da orla... e assim tentamos andar até encontrar um local bacana para aproveitar o dia! São praias mais movimentadas em relação àquelas visitadas anteriormente. Acabamos ficando em Platja de Palma que era a melhor destas três praias. De início, achamos uma barraquinha de crepe super gostosa e pertinho da praia...comemos aquele crepe de nutella (delícia!) e aí sim fomos descansar (como se já não estivéssemos descansados rsrs) em uma dessas cadeiras bem bonitinhas: (isto tem em todas as praias!)

Ficamos um pouco ali e depois fomos tomar nosso primeiro banho de mar no mediterrâneo (sim, ainda não tínhamos tomado!)...nossa, que delícia!! Fiquei tãooo empolgada em poder ver meus pés no fundo da água...translúcida, azul, quentinha...nunca imaginei que um mar pudesse ser tão limpo como este! Sensação realmente incrível, não queria mais sair de lá! Sem falar, que refrescou muito, fazia muito calor durante todo o dia!
Uma coisa legal ao longo desta praia, é que existem vários, como se fossem quiosques, com venda de lanches, bebidas e também com banheiros, super limpos...uma ideia ótima, visto que estamos na praia e é difícil ter banheiro e ainda limpo a disposição...e são municipais.

Platja de Palma

À tarde ficamos em um bar, na verdade, era meio bar meio casa noturna...Na verdade era um local grande, onde você entrava e lá havia vários barzinhos (incluindo um brasileiro) e ficava lá curtindo um som e conversando....depois de um tempo para nossa surpresa, algumas mulheres semi-nuas :O!!! subiram em cima de algumas mesas e começaram a rebolar e a dançar...para delírio da homarada!! Kkkkk....na verdade, o que percebemos é que neste local (eu digo a Platja de Palma inteira, não só este bar/balada) é o encontro de pessoal solteiro, que só querem azaração, bebida e muuuitaaa festa! Descrevendo este local é exatamente assim...tanto que a festa rola o dia inteiro...

Palma, não tem só praia, o seu centro é digno de uma visita, ali também é possível encontrar sua Catedral Gótica, muito bonita, é um ponto muito visitado.

Catedral Gótica

Centro de Palma

Confesso que um fim de semana é muito corrido para aproveitar tudo que a ilha tem para nos mostrar, vale a pena ficar mais alguns dias!

Palma é um lugar incrível de ser visitado, ficamos encantados com tanta beleza! Com certeza temos muita vontade de voltar, mas dessa vez para ficar uma semana inteira e aproveitar bem a ilha!